domingo, 30 de maio de 2010

A arte de Liderar

A arte de liderar

Jesus Cristo é o maior de todos os Lideres, e seus ensinamentos de liderança são muito atuais. Tinha um Plano e uma missão grandiosa e envolvente (‘‘ que todos tenham vida e que tenham com abundância’’). Era focado e tudo que fazia era voltado para sua missão.
Selecionou Pessoalmente seus colaboradores e montou sua equipe. Sabia que a vitoria não se conquista sozinho. Era um educador pôr excelência. Esteve sempre presente nos bons e maus momentos. Era radical com seus valores, principalmente com a verdade. Soube obter o comprometimento e o melhor desempenho de pessoas comuns. Com eles assumiu riscos e rompeu com os velhos conceitos.
A maioria das pessoas em postos de liderança nas organizações não aprendeu a liderar. Muitos estão onde estão porque conhecem o trabalho que precisa ser feito e porque sabem comandar, no entanto, é diferente de liderar. A liderança precisa ser aprendida e conquistada.
O cansaço de muitos chefes vem de um imenso esforço em tentar conduzir as pessoas para onde elas não sabem ou não desejam ir. Nessas condições, resta para o chefe utilizar-se de mecanismo de recompensa e punição, árdua tentativa de controlar e movimentar as pessoas. O líder precisa Ter uma visão estimulante e envolvente, a partir da qual os liderados aceitem disponibilizar seus esforços, tempo, conhecimento e potenciais.
Existe dez mandamentos que um verdadeiro líder tem que observar:

I – Respeitar o ser humano e crer nas suas possibilidades, que são imensa.
II. – Confiar no grupo, mais que em si mesmo
II.- Evitar criticas em públicos, a qualquer pessoa, procurando sempre elogiar, diante do grupo, os aspectos positivos de cada um.
VI – Estar sempre dando exemplo, em vez de ficar criticando todo tempo.
V - Evitar tomar, mesmo de maneira provisória, à iniciativa de uma responsabilidade que pertença a outrem, mesmo pensando que faria melhor, no caso de chefes que lhe são subordinadas, evitar “ passar pôr cima” deles.
VI – Evitar dar ordens, procurando a cooperação de cada um.
VI – Dar a cada um o seu lugar, levando em consideração os seus gostos interesses e aptidões pessoais.
VIII- Consultar os membros do grupo, antes de tomar uma resolução importante, que envolva interesses comuns.
IX - Antes de agir, explicar, aos membros do grupo, o que vai fazer e porque.
X - Evitar tomar parte nas discussões, quando presidir uma reunião, guardar neutralidade absoluta, fazendo registrar, imparcialmente, as decisões do grupo.
Devemos observar com bastante atenção as posições que tomamos pois existe dois tipos de lideres a ser observado:


1º Tipo autocrático 2º Tipo democrático

Vejamos algumas características desses dois tipos:

Tipo autocrático:

1° concentra em suas mãos a iniciativa PAG.01

2° os processos e as fases da realização são minuciosamente prescritos pelo chefe, cada um a seu tempo, de modo que a direção futura da atividade permanece incerta.
3° impõem a tarefa e prescreve a distribuição dos grupos.
4° distribui cumprimentos e criticas de modo pessoal sem dar razões objetivas de sua conduta; Não colabora nas tarefas manuais a não ser exibicionismo.
5° Conduz
6° acentua a autoridade
7° Inspira medo
8° diz “eu”
9° manda trabalhar
10° recomenda pontualidade
11° culpa os subordinados pelo fracasso
12° sabe o que se deve fazer
13° transforma todo trabalho em rotina
14° diz façam

Tipo democrático:

1° submete todas as diretrizes ao prévio consenso do grupo, encorajando-o a manifestar-se.
2° na primeira reunião dá as grandes perspectivas do trabalho, esboçando as fases gerais da atividade, deixando os detalhes da execução a cargo do grupo.
3° os membros escolhem seus companheiros de trabalho, e a distribuição das tarefas é iniciativa do grupo.
4° é o objetivo em suas aprovações e criticas, fundamentando-as em fatos, participa de todas as tarefas do grupo, confundindo-se com qualquer membro deste.
5° sugere
6° depende da cooperação
7° inspira entusiasmos
8° diz nós
9° trabalha
10° Chega antes dos outros
11° analisa as causas e os outros efeitos do fracasso
12° mostra como fazer
13° transforma todo trabalho em alegria
14° diz façamos
Um colaborador comprometido é inestimável. Para motivar a equipe deve-se prestar atenção as necessidades das pessoas, interagir com todas elas, confiar e mostrar-se confiavel. Ao respeitar as individualidade, cria-se uma cultura de trabalho altamente construtiva.
É muito importante elogiar quando o pessoal fizer progresso apreciável; “obrigado e bom trabalho” são duas frases de maior impacto motivacional no local de trabalho. Pessoas que se sentem capazes de alcançar um objetivo pôr si mesmo, assumem mais responsabilidades pôr esses feitos.
Bons lideres elogiam seu pessoal pôr encontrar novas maneiras de obter resultados, levando em conta que a decisão de fazer algo não é completa até que se execute a primeira ação. As pessoas tornam partes mais ativas do processo de delegação se estimulares a questionar assuntos e assumir mais responsabilidades.
As avaliações são uma oportunidade para recompensar a equipe, agradecer e motivar. O fato de passar um tempo com eles e discutir o trabalho já é um grande estimulo pois as pessoas gostam de saber que o trabalho dela está sendo observado. Para se manter a equipe motivada, delegar sempre que possível, e descobrir se a que cada membro da equipe se sentira motivados lembrando que um sucesso freqüentemente gera outro sucesso.
Muitas idéias aparentemente todas, podem trazer soluções sensatas, pois aquele que estimula sua equipe a Ter novas idéias obtém muita colaboração.
Ninguém é infalível; para sobreviver tempos difíceis você terá de rir de si mesmo e das situações muito mais vezes do que imagina; o humor é a melhor arma para evitar que você e sua equipe enlouqueçam.
O caminho principal para desenvolver a liderança está em mudar o próprio modelo mental, embora grande parte acredite que o problema esteja nos outros. Quase sempre os planos de mudanças estão relacionados com coisas, processos e sistemas. Dificilmente o líder elabora um plano de mudança para si próprio.
Um número grande líderes antiquados mede a sua influência pelo número de seguidores que diz Ter. Mas os maiores líderes são os que não tem seguidores, porque líderes não criam seguidores, criam mais líderes.
Os líderes escutam com toda atenção. Os líderes falam, líderes escutam, ou seja, mais uma vez, é preciso ver o outro lado da moeda. Os líderes escutam o que o mercado está dizendo, o que o cliente está dizendo, o que a equipe está dizendo
Não podemos fazer tudo o que nos pedem, mas se mostrarmos que estamos realmente escutando o que dizem, estará demonstrado respeito pelas as pessoas. Os ouvintes atentos sintonizados, geram simpatia, criam conexões, e em ultima analise constróem coerência. Quando a situação ficar difícil, como inevitavelmente acontecerá, essas são as qualidades que sustentarão você. Ouça enquanto pode, para liderar quando for o seu dever.
Existe uma coisa chamada bom gosto, talvez uma palavra melhor para isso seja “graça”. A maneira com vivemos contribui para a beleza, seja no modo como tratamos as outras pessoas seja como tratamos o ambiente; os líderes que podem mudar a nossa vida não se intimidam com palavras como graça, beleza e gosto. Só se conquista respeito, respeitando os outros.
Ninguém faz tudo certo da primeira vez; A maioria não faz nem na Segunda, nem na terceira e talvez nem na Quarta vez. Quando cometemos erros, temos que reconhece-los logo e mudar, para amanhã termos como exemplo de aprendizados para não errarmos mais.
Existe três maneiras de um líder trazer infortúnios para seus liderados;

1° dar ordens para se executar tal tarefa, sem perceber que o mesmo não está em condição de realiza-la.
2° um grupo inteiro pode ser desmoralizado se seu líder ser levado a perder a animo.
3° se o grupo for forte, mas os lideres fracos, o resultado será insubordinação.

Em geral liderar muitos, é o mesmo que liderar poucos. O que se observa é a comunicação através da bandeira e estandarte que faz com que lutar com muitos liderados seja o mesmo que lutar com poucos. O verdadeiro método, quando se tem o homens sob comando, consisti em utilizar o sábio, o tolo, e o valente e em dar a cada qual uma responsabilidade adequada. Não devemos confiar tarefas a quem não for capaz se cumpri-las. Devemos selecionar e dar a cada uma responsabilidade a suas competências.
É possível enfurecer um líder impulsivo e leva-lo a derrota. Quem facilmente se deixa dominar pela cólera é irritável, obstinado e age com precipitação, não leva em conta as dificuldades. Quem tem sentimentos humanitários e da compaixão, temendo pôr tudo a perder, não consegue renunciar a uma vantagem temporária em troca de um ganho a longo prazo e é incapaz de perder isto para ganhar aquilo.
Quando não existe a consistência na administração e nas ordens, a moral dos homens cai, e os chefes se enfurecem.
Portanto devemos manter cada um liderado unido, tratando-o com humanidade, mantendo-os na linha com estrita disciplina. Isto garantirá lealdade. Se os comandos são consistentes e reforçados durante o treinamento dos liderados, estes obedecerão; se os comandos não forem reforçados no treinamento eles não obedecerão, os comandos forma consitentemente impostos e reforçados, haverá uma relação complementar entre o líder e o liderado.
Um líder de equipe sempre tende a se tornar um modelo, a pessoa que “da o tom” ao grupo. Seja um exemplo para os demais, ensinando e estimulando condutas positivas. Cabe a você criar a atmosfera correta para que a equipe alcance o sucesso.
Os liderados esperam extrair um exemplo positivo de seu líder. Assim, caso tenha fixada atingi-las; só assim se constrói uma base moral para cobrar resultados dos liderados, acima de tudo devemos coerentes.
Pesquisas revelam que são dez as qualidades mais admiradas nos lideres, elas se relacionam menos com a correção das decisões e mais integridade e determinação de comportamento:
1° competência
2° apoio
3° carisma
4° imparcialidade
5° honestidade
6° visão ampla
7° inteligência
8° coragem
9° tolerância
10° determinação

Identificar e a aproveitar talentos individuais é um dos aspectos mais compensadores do trabalho de um líder. A formação de bons liderados constitui apenas uma da tarefa. Pessoas talentosas podem ser difíceis de lidar, mas o esforço vale a pena.
Devemos estimular o talento individual, mesmo que ele se mostre dispensável a tarefa, não permitindo que um colaborador seja colocado na função errada.
Evite rotular as pessoas. Sua equipe provavelmente tem mais habilidades do que exigidas pelas tarefas que executa. Isso vai ajudar cada um a subir dentro da empresa, talvez até mesmo a gerência, e sempre que possível promover pessoas da sua própria equipe estimulando-os a buscar chances de ascensão interna.
Sempre se deve ficar atento as qualidades de lideranças, pessoas com talentos para liderança são mais do que se imagina. Ao promover alguém, rasteie as qualidades essenciais em seus liderados: envolvimento, espirito de equipe, entusiasmo, motivação, inciativa, liderança, comunicação, boas relações interpessoais, organizações e energia.
Quando alguém desempenha bem uma tarefa, tudo leva a crer que pode atingir níveis mais elevados diante de uma vaga ou oportunidade, procure alguém da própria empresa lembrando que eventuais deficiências técnicas podem ser separadas pôr meio de treinamento adequado.
Os líderes não deve exaurir o seu capital intelectual pôr se achar muitas vezes que já sabe tudo e que não deve escutar ninguém, muitos caem na ignorância e pode Ter certeza que se não aprender rapidamente vai ficar para traz, porque antes de chegar liderança, se acumulou conhecimento indo em conferencia, tomando nota, pesquisando, foi isto que te levou as fileiras da frente, e vai você se acha auto suficiente e pelo fato de estar tão ocupado em fazer as coisas, você para de aprender, fica parecendo um disco quebrado repetindo os paradigma de ordem. Este erro deve ser evitado buscando todo conhecimento possível, mesmo que a primeira vista seja sem importância.
Chega a hora em que os “Nós” devem ser desatado. O líder deve se sentir entrosado com sua equipe, mas isso não significa deixar seu lugar liderança. Ser líder e também ser humilde.
Somente dessa forma tem chances de ser um bom líder, tendo a certeza de que sozinho, jamais conseguirá cumprir sua missão; Lideres não só comandam uma equipe, mas também fazem parte dela.
O líder não só ensina como também aprende com a equipe e tem a consciência de que também deve a ela suas vitórias.
Aprende não só de que maneira chegar as metas estabelecidas como também se torna um ser humano mais completo.
Ser uma pessoa carismática conta pontos. Quando ela se torna um líder, então tem em mãos uma qualidade essencial. Consegue naturalmente tratar a todos a seu redor com magnetismo, simpatia, bom humor, segurança e positivismo.
Um líder notável é aquele que combina o carisma com a confiança sua equipe, a credibilidade e a competência. É como um imã que atrai as pessoas e faz sua energia chegar até elas com ensinamentos através de palavras, atos e gestos. Além de todas essas qualidades, é sensível e disposto a ouvir toda a equipe. Mesmo sendo objetivo, não magoa as pessoas que trabalham com ele. E se isso acontece, sabe que um pedido de desculpar é indispensável.
Delegar é uma competência também do líder. O trabalho do líder não deve ser ligado somente as estratégias e ao crescimento dos negócios da empresa. Ele também deve permanecer de olho nos talentos humanos que possui em sua equipe.
Saber delegar é uma arte e deve ser encarada como uma vitória. Afinal, identificar o potencial de cada membro da equipe e utiliza-los para obter os melhores resultados positivo para a empresa é dever de um bom líder.
Quando uma equipe possui uma liderança capaz de entender seus membros e auxilia-los o máximo possível a seguir um caminho, ela cresce e amadurece, aprendendo a vencer dificuldades. Com isso, projeto inovadores, que são verdadeiros desafios, tem grandes chances de ser colocado em pratica com sucesso.
Situação comum é encontrar o grupo desmotivado, e isso pôr varias razões: falta de desafios, desentendimentos entre próprios integrantes da equipe, insatisfação com a política interna da empresa e outros fatores.
Um líder, alem de delegar funções, sabe que é positivo conversar em grupo ou individualmente, quando se trata de descobrir um caminho para detectar os ruídos do grupo. Só colocando em pauta as desavenças, os integrantes podendo falar a mesma língua, se entende que é possível trabalhar juntos, desde que um respeite o espaço do outro. Para isso é necessário que o líder esteja presente para equilibrar o grupo.
Há situações em que os membros do grupo acreditam não ser capazes de cumprir a tarefa da maneira como foi solicitada ou no tempo estipulado. Pode ser que estejam acostumados a um determinado limite e se sintam incapazes de ir alem.
Um líder confiante na capacidade de sua equipe e que conhece o potencial de cada um, tem um grande papel nesse momento: motivar, provocar, acreditar e fazer com que todos se envolva com cada projeto a se realizar.
Na posição de líder, é necessário confiar em seu grupo e faze-lo acreditar que voar mais alto é possível, e que “olhar o mundo acima”, é bem mais compensador do que ter restos de peixe para se alimentar.
Mesmo que os objetivos a frente pareçam impossíveis, o grupo deve acreditar que é possível alcança-los. Isto significa aceitar desafios. O ser humano necessita de desafios para sentir vivo, capaz e útil. O líder deve ser o primeiro a aceitar desafios e motivar a todos, fazendo com que acreditem que cada novo dia é um desafio que merece ser vencido. Pôr mais que sintamos os melhores, jamais devemos menosprezar os adversários ou mesmo aqueles que jogam no mesmo time.
Na realidade a ausência de verdadeiras lideranças em nosso mundo atual consiste na questão básica de que os supostos lideres de hoje perderam a capacidade de envolver e conduzir pessoas em direção a determinado objetivo, sem utilizar da força, do poder da ameaça e do dinheiro. Confundem liderança com poder. Falta-lhes humanização.
Existe algumas características de alguns supostos lideres que se tornam intragáveis. Vejamos os 10 mais intragáveis e como relacionar-se com eles:
1° Brucutu - é o top. de linha em matéria de grosseria. Bruto e atrevido, geralmente é chefe ou cliente.
o que fazer: procure controlar seus impulsos para não se tornar um “brucuto” também, respeite e exija respeito, educação e bom e todo mundo gosta. Durante o ataque, sustente sua opinião, mas não seja agressivo.
2° Kid Tocaia – A especialidade dele é deixar todo mundo com cara de trouxa seja com ironia ou comentário maldoso . Fala mal pelas costa e , aos poucos , prejudica sua relação com outras pessoas . Pode ser o homem que não admite ser mandado pôr mulher , alguém mais velho que não aceita receber ordens dos mais jovens , o funcionário que concorre a uma promoção , ou a mulher cujo o namorado a trocou pela amiga . O que fazer :
. Não demonstre que as gozações lhe chateiam . se o Kid Tocaia perceber que não pode atingi-lo , a brincadeira acaba .
3° Sabe Tudo – É competente , culto e confiante . Pôr isso , é muito autoritário e não suporta ser contrariado ou corrigido . Quando alguém discorda de sua opinião , põem em cheque o conhecimento alheio . Gosta de falar mas não ouve o que os outros tem dizer.
O que fazer : Não tente demonstrar que sabe mais que ele . Seja paciente e flexível . Adote-o como guru . Você vai se aperfeiçoar em alguma coisa e ele passará a ser mais instruindo que obstruindo .
4° O pensa que sabe – Não engana todo mundo , mas engana alguma parte do tempo . Tem o desejo de ser reconhecido e procura saber o suficiente parecer que conhece tudo
O que fazer : Não o desafie , pois o contra ataque pode-lhe prejudicar .Tenha paciência .
5° O tipo Rambo : É o tipo explosivo , que discute bobagem . Normalmente os “Rambos” se sentem mal após protagonizarem uma cena . Detestam-se quando percebem que perderam a cabeça .
O que fazer : Não exploda também . Saia de fininho e o deixe pensar sobre o que fez . Não lhe toque na cara seus defeitos . Isso ira piorar a situação .
6° O quebra galho : Querendo sempre ajudar e ser amigável . O quebra galho promete tudo sem avaliar se poderá cumprir o que prometeu , não sabe dizer não . Está sempre sobrecarregado e as vezes troca os pé pelas as mãos e não corresponde as expectativas .
O que fazer : Não o culpe e nem exija um trabalho perfeito , tenha paciência e ajude-o a organizar-se . Com o tempo ele torna-se a um bom amigo ou colega de trabalho.
7° roda presa – Fica esperando que a solução dos problemas caia do céu . Tem medo de tomar decisões erradas e ser obrigado a enfrentar as conseqüências . Em todas alternativas , sempre vê fatores contra .
O que fazer : Irritar-se é útil . Tenha paciência e converse para tentar achar uma solução para o caso .
8° O enigmático – Fica só de olho no que acontece a sua volta . Esta sempre calado e não explica o que espera as pessoas .
O que fazer : Vá devagar para não piorar as coisas . Não pressione , aparente calma e despreocupação . Faça perguntas objetivas , como quem não quer nada
9° O frente fria – Sombrio e desanimádor , é o mau humor em pessoa . Vê defeitos em tudo e em todos . Seu pessimismo atrapalha a motivação dos outros e obstrui o progresso no trabalho .
O que fazer : Tenha paciência . Tente imaginar as situações pelas quais ele já deve Ter passado na vida para ser assim . Procure melhorar o clima , mas não tente convence-lo de que as coisas não são tão ruins assim , porque ele vai tentar convencer você de que é muito pior . E cuidado para que pessimismo não tome conta de você .
10° Disk problema – É aquele que reclama de tudo há sempre alguma coisa errada ou que poderia Ter sido melhorada .
O que fazer : Não concorde , nem discorde . Apenas escute o que ele tem a falar .
Lidar com conflitos entre colaboradores faz parte da atividade de um líder . Ao tomar conhecimento de qualquer problema , aja imediatamente , chame partes envolvidas para uma reunião e ouça o ponto de vista de cada uma das partes .
Líder ... agora é com você : qual é a sua proposta em meio a tantos desafios ? Qual é o lema que capta verdadeiramente a essência da liderança ? O que na sua opinião , os lideres devem fazer para Ter sucesso em meio a tantos desafios ?
Está em suas mãos a escolha entre ser um comandante autocrático ou ser um líder carismático e democrático .

É com Você . Pense e faça a escolha certa !!!

Moisés O.Leme

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