domingo, 14 de novembro de 2010

Liderança carismática!

Liderança carismática! Você tem?
*Reginah Araújo



E os líderes de nível médio de uma empresa (gerentes, supervisoras, coordenadoras de grupo, etc.)qual o papel que devem desempenhar? Qual a sua importância para o sucesso de uma empresa? Como profissionais de nível médio devem proceder para que sua liderança seja sentida e faça diferença em uma empresa, mesmo não estando estes profissionais no topo da escala hierárquica das companhias em que trabalham? Discorra a respeito.

Os profissionais de nível médio possuem imensa responsabilidade no desenvolvimento de uma empresa, são eles que muitas vezes dão à cara a tapa e possuem a função de motivar cara a cara, mesmo quando as idéias não são tão
generosas com os subordinados, nem tão genial. Tem que driblas muitas vezes o plano de metas irreal ou a carga excessiva de trabalho. Os lideres de nível médio tem o papel de mediador entre a alta chefia e os subordinados, tendo muitas vezes de colocar em prática o endomarketing. Deverão exercer sua função focando em resultados, procurar exercer a liderança coaching (treinador), ser muito carismático e acima de tudo saber ouvir com os olhos, coração e ouvidos.

Ter cuidado ao tomar decisões, já que estão numa liderança de nível médio significa que o poder também é mediano, entrar em rapport (sintonia) com sua chefia é fundamental para não criar resistências e ciúmes que poderão gerar conflitos.Sentir – Pensar e Agir, somente nesta ordem.

Algumas dicas poderão levá-lo a subir rapidamente a uma liderança de topo numa empresa.Segue abaixo dicas para sua promoção:

- Desenvolva uma saudável obsessão para atingir seus objetivos. Tenha persistência.
- Aproveite a vivência e sabedoria de outras pessoas.
- Não tenha vergonha de aprender e perguntar.
- É muito importante possuir senso de autocrítica, ouvindo sugestões.
- Cada um deve desenvolver suas habilidades técnicas: cursos, treinamentos, seminários, ler livros, revistas, reportagens, jornais.
- É necessário conhecer bem o que se faz.
- Procurar ser extraordinário em alguma coisa. Concentre-se na sua atividade e procure fazer, a cada dia, um pouquinho melhor, cada uma de suas tarefas.
- Analisar problemas em profundidade e tomar decisões mais rápidas.Quem conseguir produzir mais consegue mais.
- Ter Visão. É a arte de ver o invisível. Enxergar sempre adiante. Não deixar se limitar pelos problemas.
- Capacidade de realização. Acreditar em milagres. Realize o impossível.
- Tenha generosidade com as pessoas.
- Seu exemplo pessoal é de vital importância, para plena compreensão do que você comunica. Mesmo fora da empresa sua conduta moral e espiritual será de grande valia na motivação de seus subordinados.
- Se marcar uma reunião, não a cancele
- Na reunião, procure tomar nota e lembrar o que foi dito da última vez.
- Estabeleça objetivos.
- Não mude a rota já iniciada. Os empregados esperam constância de sua parte. - Acompanhe regularmente as coisas. Se disser a um empregado que vai verificar alguma coisa para ele, faça o que prometeu.
- Estabeleça um sistema de controle. Enquanto as pessoas parecem estar fazendo o que se supõe que façam, ninguém lhes presta muita atenção
- Evite o ridículo público, ou seja, repreender alguém quando os outros estão ouvindo
- Evite também só chamar as pessoas a sua sala quando pretende criticá-las. Se for seu estilo, todos ficarão sabendo o que vai acontecer.

Um gerente de nível médio terá uma vantagem se souber aproveitá-la bem, estará mais próximo de seus subordinados e em conseqüência poderá manter sua equipe muito mais sob controle e consequentemente também poderá observar com maior clareza os fatores de motivação e insatisfação.
Tirar proveito dessas condições possibilitará uma promoção em tempo muito menor.

“A vida é um eco. Verifique o que você está dando para entender o que está recebendo".

Fonte: Jornal Carreira & Sucesso - 404ª Edição

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