quinta-feira, 14 de abril de 2011

Regras de Liderança

Por Tom Peters

1 - Líderes visionários são importantes.
Mas grandes administradores são
fundamentais. A liderança tornou-se tão caaalma nos anos 90! Gire a manivela e produza uma
visão. Administração? Isso era coisa para os fracos, os molengas e os que estão no fim da
linha. Bem, visão é uma coisa muito elegante, mas a excelência mantida por uma companhia
vem de um grupo de administradores capazes. Os grandes administradores são o cimento de
uma organização. Eles criam e mantêm unidas as pessoas que detêm o poder nas companhias
de alto desempenho. Não se deixe influenciar pelo velho mantra que diz que 'os
administradores são chatos e os líderes são calmos'. Em vez disso, siga o Princípio de Peters:
'Os líderes são calmos. Os administradores também.'

2 - Sim, há épocas em que o culto da personalidade funciona!
O.k., aqui vai o
caminho paradoxal e ziguezagueante da liderança em tempos aloprados. É verdade que há
épocas de verdadeiro perigo corporativo em que ninguém consegue fazer o que é necessário -
a não ser um líder visionário de estatura maior do que a vida. Na minha opinião, o primeiro líder
de negócios que foi capaz de estabelecer um culto da personalidade mais ou menos desse teor
foi Lee Iacocca. Quando ele assumiu a Chrysler, em 1978, a companhia estava no leito de
morte. A Chrysler voltou-se para ele assim como um país volta-se para líderes carismáticos em
tempos de guerra. Há épocas em que necessitamos de um líder que ofereça uma visão
grandiosa, popular - alguém que simbolize um novo enfoque para os negócios.

3 - A liderança é confusa como o diabo.
Mantra número 1 da liderança: tudo depende.
Há vários anos Victor Vroom, professor de organização e administração em Yale, desenvolveu
um modelo que mais tarde foi adaptado e popularizado por Ken Blanchard. O que eles diziam:
que nós temos de pensar sobre liderança situacional - a pessoa certa, o estilo certo, para a
situação certa. Vi isso quando trabalhei na consultoria McKinsey. A firma descarrilara, e os
sócios elegeram Alonzo McDonald como sócio-administrador. Não fizeram isso por gostar dele
(ele não era da espécie dos que atraem afagos), mas sim porque era o cara certo para
consertar tudo o que estava quebrado. McDonald encorajou os que tinham um desempenho
fraco, apertou os sistemas de controle e colocou a empresa de volta no patamar lucrativo.
Depois disso, os sócios o chutaram para a Casa Branca, onde ele se tornou diretor. Um lema:
'A situação é que manda'. Um líder para todas as épocas? Você está sonhando!

4 - No que se refere a talento, a liderança não é coisa de rendimento-médio.
'Não
existe um eu em um time.' Que bobagem! Será que alguém realmente pensa que o técnico Phil
Jackson ganhou seis campeonatos com os Chicago Bulls nivelando o talento de Michael
Jordan com o do resto do time? Sim, o trabalho de equipe é importante. Não - o trabalho de
equipe não significa baixar o nível de alguém extremamente talentoso para o menor
denominador comum. Linha final: os times espetaculares invariavelmente são Produto escasso
Senhoras e senhores, 'coloquem o cinto de segurança'. Por favor, voltem imediatamente para
os seus lugares! Certifiquem-se de que suas mesinhas estão travadas. Coloquem o assento na
posição vertical. Agora, controlem-se: estamos entrando em tempos turbulentos! Os últimos
anos foram definitivamente loucos. Para os próximos cinco, teremos de passar de loucos a
completamente loucos. Nossa vida constituídos por indivíduos talentosos que lutam uns contra
os outros. Com o auxílio de um líder talentoso, porém, eles conseguem cultivar o ego e ganhar
os campeonatos como uma equipe. Ao mesmo tempo.

5 - Líderes amam a confusão.
Um líder que mereça ser lembrado? O fabuloso professor
do seu filho - aquele que vê cada uma das almas que lhe foram confiadas como peças únicas.
O professor que você deve evitar custe o que custar? Aquele que faz todos os garotos ficarem
sentadinhos nas carteiras, incapacitados de se expressar. Não há confusão - e nenhuma
criatividade, nenhuma energia. Você quer uma liderança? Vá procurar um incrível professor e
veja o jogo que ele faz com a classe.


6 - O líder raramente é - ou nunca é? -
o que apresenta o melhor desempenho. Uma vez
li que as três maiores transições psicológicas que um ser humano adulto enfrenta são o
casamento, o nascimento do primeiro filho e o primeiro cargo como chefe. Em cada uma
dessas situações as pessoas aprendem a viver e a ter sucesso. É por isso que não há decisão
mais importante para uma companhia do que a de selecionar os seus administradores de
primeiro escalão. O melhor líder de um time raramente é o melhor jogador. É apenas o que
acabamos de dizer: o melhor líder. Os líderes divertem-se orquestrando o trabalho de outros -
e não o executando eles próprios.

7 - Líderes entregam em domicílio.
Se você quer ser um verdadeiro líder, precisa imitar o
entregador de pizzas: é melhor entregar em domicílio! Nos últimos cinco anos, as idéias e o
comportamento controlado contaram. E o que conta, agora? Desempenho. Resultados.

8 - Líderes criam o seu próprio destino.
Acredite: durante os próximos cinco anos não
haverá lugar para burocratas. Somente as pessoas que tomam a determinação pessoal de
liderar sobreviverão - e isso é verdade para todos os níveis de todas as organizações. De uma
maneira surpreendente vimos isso acontecer onde menos se esperava: entre os militares. A
experiência que a Marinha ou o Exército podem passar a alguém é que os líderes são
necessários em todos os níveis. É isso o que acontece também hoje nas guerras das
corporações. A verdadeira batalha começa quando o computador é posto fora de combate, o
capitão é morto, o tenente é gravemente ferido, o sargento hesita, e, de repente, aquele
agricultor de 18 anos encontra-se no comando de um pelotão, conduzindo-o para o combate. E
a vida e a morte da companhia, do time, ou do projeto dependem do equilíbrio das coisas. Isso
é liderança em todos os níveis, ensinada muito melhor no trabalho, no dia-a-dia, do que numa
faculdade de administração.

9 - Líderes vencem usando logística.
Visão - claro. Estratégia - sim. Mas quando você
vai para a guerra deve ganhar usando logística superior. Depois que a Guerra do Golfo
acabou, a mídia focalizou a estratégia que foi usada por Colin Powell e executada por Norman
Schwarzkopf. Na minha opinião, o cara que ganhou a Guerra do Golfo foi Gus Pagonis, o gênio
que cuidou de toda a parte logística. Não importa o quanto a sua visão e a sua estratégia
sejam brilhantes se você não puder ter os soldados, as armas, os veículos, a gasolina, a
comida - as botas, pelo amor de Deus! - para dar às pessoas certas, no lugar certo, na hora
certa.

10 - Líderes entendem o poder supremo dos relacionamentos.
A guerra - ou seja, ter
os negócios em pé de guerra - é fundamentalmente um assunto feminino! Quando tudo está
preparado, o que importa são os relacionamentos que os líderes criaram com seus seguidores.
O lema favorito do general americano Douglas MacArthur era: 'Nunca dê uma ordem que não
possa ser obedecida'. As mulheres sabem disso e investem em relacionamentos - esse é um
dos motivos pelos quais a primazia do talento de liderança disponível no mundo de hoje está
com as mulheres!

11 - Líderes fazem tudo ao mesmo tempo.
Qual é o item mais restrito hoje, amanhã e
depois de amanhã? O tempo. O futuro pertence ao líder que consegue fazer uma dúzia de
coisas simultaneamente. E quem é ele? Quero dizer, ela? Quem consegue administrar mais
coisas ao mesmo tempo? Quem se ocupa dos detalhes? Quem encontra novas pessoas?
Quem faz mais perguntas? Quem ouve melhor? Quem encoraja a harmonia? Quem trabalha
com uma lista imensa de coisas para fazer? Quem é melhor em se manter ligada nas outras
pessoas? Bem, isso é uma pessoa de mil ofícios! Vamos chamar as mulheres de líderes!

12 - Líderes se comprazem com a ambigüidade.
Os próximos cinco anos serão uma
viagem na montanha russa da economia. O que significa que os líderes serão desafiados não
apenas a tomar decisões baseadas em fatos. Terão também de entender o sentido dos sinais
conflitantes e difíceis de detectar que chegam através do nevoeiro e do barulho. Líderes
conseguem manipular quantidades imensas de ambigüidade.

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