domingo, 10 de julho de 2011

O Poder Da Presença

* Dr. Neil Hamilton Negrelli Junior

No mundo corporativo moderno convivemos diariamente com a elaboração de planos, metas, estratégias, planejamento, etc., e apesar disso ocorrer sistematicamente, observamos que a realização desses objetivos muitas vezes fica longe de se tornar uma realidade.
O sonho do executivo ou líder da empresa corre grande risco de sucumbir se cuidados na execução das estratégias necessárias para se atingir os resultados desejados não forem tomados.
Muitas vezes notamos uma distância muito grande entre os objetivos pretendidos e o que é de fato realizado pela equipe de execução.
Muitos líderes de empresa gostam de sonhar com todas as metas e planos da empresa, mas não acham digno o trabalho de realizar estes sonhos. Colocam-se verdadeiramente na posição de monarcas e não de líderes.
No livro “Execução” de Harry Bossidy e Ram Charan esse processo é descrito com detalhes.

Presença física


Para que uma meta possa ser executada o líder deve estar completamente comprometido não só com sua elaboração, mas com o acompanhamento e contribuição na sua execução. Sendo assim, ele deve estar fisicamente presente onde ocorre a ação de execução.
Somente a presença no local da ação permitirá ao líder entender profundamente o funcionamento do negócio e das relações pessoais envolvidas no desenvolvimento dos planos, metas e estratégias. Ela permite ao líder formar uma visão abrangente dos detalhes necessários para o funcionamento do negócio.
A presença física é a conexão do líder com a realidade.

Presença mental


O líder deve estar mentalmente presente, identificando problemas e criando soluções para os mesmos.
O líder deve ter consciência de que muitas pessoas dependem dele e cabe a ele fazer com que o caminho dessas pessoas se torne mais suave. Somente a presença mental confere este poder ao líder. Cabe a ele a responsabilidade pela evolução de cada membro da equipe, quer seja pela elaboração de novas metas ou eliminação de pontos fracos da empresa.

Presença nos relacionamentos


Relacionamentos, esse é o ponto no qual o líder deve usar a maioria de seu tempo e dedicação. Se você deseja ser um grande líder deve obrigatoriamente tornar-se um expert em relacionamentos.
A presença nos relacionamentos é o que permite ao líder sua conexão com os outros, assim ele conhecerá os potenciais, as habilidades e pontos fracos de cada elemento da equipe e poderá assim usufruir da experiência e competência de cada um na elaboração e cumprimento das tarefas.
É também nesse poder que mora a capacidade de persuasão e influência do Líder. Nos relacionamentos o líder deve gerar um ambiente harmônico onde todos possam expressar suas necessidades ou conflitos de modo transparente e abrangente.

Presença de ação


O poder da ação é o que concretiza os sonhos do líder. É importantíssimo elaborar um grande projeto, mas isso não tem nenhum valor se não executarmos a obra. Um pintor pode ter uma ideia genial sobre um quadro, mas isso não terá nenhum valor se ele não sujar as mãos de tinta!
A concretização de um sonho não é um trabalho menos digno, como alguns podem pensar. A operação também é um grande desafio intelectual.
Exige criatividade, sabedoria, domínio de persuasão e inteligência emocional.
Somente considero uma pessoa inteligente e madura quando ela é capaz de transformar seus sonhos em realidade.

Portanto, O Poder da Presença é o que valoriza e determina o sucesso no mundo empresarial.





Fonte: O Poder Da Presença – Dr. Neil Hamilton Negrelli Junior - Jornal Carreira e Sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário